Áreas de Atuação

Cirurgia Bariátrica

A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é um procedimento cirúrgico destinado ao tratamento da obesidade mórbida e grave e/ou doenças associadas ao acúmulo de gordura, como por exemplo diabetes e doenças cardiovasculares.

Seu objetivo é reduzir o estômago e/ou a capacidade do organismo em absorver nutrientes da dieta.



O alcance da cirurgia bariátrica e metabólica permite a perda de peso e outros benefícios relacionados à modulação endocrinológica, atuando em hormônios reguladores da fome e saciedade, além de colaborar com as doenças endocrinológicas relacionadas à obesidade.

Quando a cirurgia é indicada?

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica é recomendada para pacientes com casos de obesidade grave ou moderada e que esteja dentro dos seguintes critérios:

  • IMC acima de 40 kg/m², independente da presença de  comorbidades;
  • IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades;
  • Idade entre 18 e 65 anos após passar por uma avaliação individual;
  • Idade acima de 65 anos após passar por uma avaliação individual;
  • Idade entre 16 a 18 com consentimentos dos pais e indicação de dois médicos diferentes.


Cirurgia Metabólica

Há também a indicação da cirurgia bariátrica para Síndrome Metabólica. Essa síndrome se caracteriza por erros metabólicos relacionados a insuficiência na produção de insulina, ocasionando a obesidade e doenças relacionadas como: hipertensão, dislipidemias, diabetes e doenças cardiovasculares. Estão aptos a realizarem a cirurgia bariátrica para síndrome metabólica os pacientes que se encaixam nos seguintes critérios:

  • Pacientes que não obtiveram resultados satisfatórios após tratamento clínico;
  • Paciente apresente índice de massa corporal entre 30 kg/m²a 35 kg/m²;
  • Pacientes entre 30 e 70 anos;
  • Pacientes que tenham menos de dez anos de diagnóstico de diabetes.


A obesidade e o acúmulo de gordura visceral estão diretamente ligados à síndrome metabólica, estimulando processos inflamatórios que levam ao risco de doenças cardiovasculares.

Quando a cirurgia é contraindicada?

A cirurgia bariátrica é contraindicada para indivíduos com IMC <35 e em outros casos específicos:

  • Pacientes menores de 16 anos – nessa idade, o corpo ainda está se desenvolvendo, por isso, o ideal é que se aguarde a manutenção óssea do jovem. Entretanto, há exceções que devem ser avaliadas pelo médico especialista. Além disso, é preciso que o procedimento seja consentido e que todas as etapas sejam acompanhadas pelo responsável legal;

  • Existência de doenças genéticas graves  como a Síndrome de Prader-Willi;


  • Transtornos psiquiátricos não controlados, pessoas alcoólatras e usuários de drogas;


  • Doença cardiopulmonar grave e descompensada que possam influenciar a relação risco-benefício; 


  • Hipertensão portal, com varizes esofagogástricas ou doenças imunológicas ou inflamatórias do trato digestivo superior;


  • Síndrome de Cushing em decorrência de hiperplasia na suprarrenal não tratada e tumores endócrinos;



  • Pacientes que, por algum motivo, consideram inviável o acompanhamento e  comprometimento com as instruções dietéticas pós-operatórias.

Tipos de cirurgia bariátrica por Videolaparoscopia

Conheça os procedimentos realizados pela Dra. Damila

Sleeve - Gastrectomia vertical

O método Sleeve é realizado através da videolaparoscopia. São realizadas pequenas incisões no abdômen do paciente, executando um corte na vertical do estômago, tornando o órgão em forma de um tubo que comporta cerca de 80 a 100ml de volume. Assim, retira-se cerca de dois terços do estômago, deixando o aparelho digestivo mais estreito.

As células do fundo gástrico são produtoras de grelina (hormônio responsável pela estimulação do apetite), após o procedimento o estômago deixa de produzir esse hormônio, colaborando com a perda do apetite e consequente emagrecimento.


Essa cirurgia é minimamente invasiva, dispensando grandes incisões e colaborando para uma recuperação mais rápida. O procedimento é feito sob anestesia geral e dura entre 40min a 1h de cirurgia . A recuperação varia de acordo com as individualidades e indicação médica, sendo 24h de internação hospitalar. 


Bypass gástrico - Gastroplastia Redutora em Y de Roux 

Essa técnica minimamente invasiva também é feita através da videolaparoscopia, e consiste na redução do estômago por meio de grampeadores. Com essa alteração na anatomia do órgão, o paciente fica com uma capacidade reduzida na ingestão de alimentos por refeição, colaborando com a perda de peso.

Durante o procedimento ocorre também um desvio do trânsito intestinal, diminuindo cerca de 2 metros do intestino delgado. 


Essa técnica reduz a absorção de calorias, favorece o emagrecimento e aumenta a liberação dos hormônios incretinomiméticos (GLP/GLP1) que melhoram a sensibilidade à insulina, colaborando em quase 95% os casos de diabetes associado a obesidade e as demais comorbidades da síndrome metabólica.

Assim como no Sleeve, são feitas pequenas incisões no abdome do paciente, colaborando para uma recuperação mais rápida. A técnica cirúrgica dura em torno de 1h30, com um tempo de internação hospitalar de 24h, podendo variar de acordo com a resposta individual de cada paciente. 

Agende via WhatsApp

Benefícios da Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Os principais benefícios da cirurgia bariátrica e metabólica são a redução de peso e remissão de doenças relacionadas à obesidade como: 

  • Doenças cardiovasculares;
  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Alteração em colesterol e triglicérides;
  • Gordura no fígado;
  • Refluxo gastroesofágico
  • Apneia do sono, entre outras. 


 Além de contribuir com esses fatores, a cirurgia é muito benéfica na autoestima do paciente, trazendo bem-estar e qualidade de vida.

Dúvidas Frequentes

  • Qual procedimento é melhor, Sleeve ou Bypass?

    Os dois procedimentos são apropriados com taxas superiores a 94% de eficiência. 


    Entretanto, a escolha entre o Sleeve e o Bypass deve ser feita a partir de uma avaliação meticulosa do médico especialista, já que hábitos e o histórico do paciente podem interferir nessa decisão.


    Ou seja, não existe uma cirurgia melhor ou pior, a indicação é feita de acordo com as condições de saúde e objetivos de cada paciente. 

  • Como é o pós-operatório e a recuperação de uma cirurgia bariátrica?

    Naturalmente, nas primeiras horas após o paciente sair da cirurgia, é normal que ocorram enjoos e desconfortos, mas eles são sintomas passageiros.


    Os pacientes costumam receber alta médica após 24h do procedimento. Devido à necessidade do tempo de cicatrização do estômago, a dieta líquida deve ser feita por cerca de 10 dias.


    Em 30 dias, dependendo da evolução clínica do paciente, atividades físicas são permitidas. 

  • É possível o ganho de peso após a cirurgia bariátrica?

    O ganho de peso após a cirurgia bariátrica é possível nos casos em que o paciente não realiza um acompanhamento adequado, bem como, deixe de seguir o cardápio estabelecido pela nutricionista e não tenha o hábito de praticar atividades físicas.

Sobre a médica

Dra. Damila Giorgetti


Graduada em medicina pela Universidade São Francisco, fez residência médica em Cirurgia Geral pelo Conjunto Hospitalar do Mandaqui e residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.


Além disso, concluiu sua pós-graduação em estômago e cirurgia bariátrica pela mesma instituição. Hoje, atua como cirurgiã bariátrica e em patologias do aparelho digestivo.

Saiba mais